A EMField atua na investigação de problemas de compatibilidade eletromagnética (EMC) em instalações dos mais diversos tipos como subestações de alta tensão, fábricas, plataformas de petróleo e outras. Em geral instalações de grandes dimensões, com grandes tensões e grandes correntes elétricas. Porém, frequentemente os problemas de EMC agem sobre equipamentos extremamente sensíveis utilizados para a automação, gerenciamento e controle de grandes instalações, o que representa um desafio adicional nas investigações realizadas.
Para a solução de problemas de compatibilidade eletromagnética a EMField faz uso das mais diversas ferramentas, algumas especiais e só utilizadas pela empresa no Brasil. Uma das técnicas mais recentes empregadas é o uso de microscópio digital na análise de circuitos afetados por surtos e transitórios eletromagnéticos. Nas figuras a seguir são apresentadas duas imagens colhidas pela EMField durante procedimentos de investigação e solução de problemas de EMC.
A primeira imagem apresenta um resistor do tipo SMD rompido devido à ação de um surto elétrico em placa eletrônica. Na segunda imagem é apresentada a ruptura do isolamento de um condutor de cobre com a espessura inferior à de um fio de cabelo utilizado em um transdutor. Ambos os defeitos são oriundos de surtos elétricos de alta frequência.